Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Cascavel / PR

Você está aqui: Home / Notícias / Gosta de pedalar? Saiba como reduzir o cansaço e prevenir lesões!
Atualizado


Gosta de pedalar? Saiba como reduzir o cansaço e prevenir lesões!

Método de avaliação único no Paraná proporciona uma série de benefícios aos ciclistas profissionais e amadores
A linha de chegada é o desejo de todo ciclista e os quilômetros percorridos são como metas que devem ser ultrapassadas dia após dia. O desempenho em cada corrida depende de muitos fatores e o principal deles é o corpo do atleta. E quando esse item começa a apresentar falhas? E quando o rendimento cai? E quando as dores aparecem? O que fazer?
 
O Bike Fit pode ser a resposta para todas essas perguntas! O sistema dinâmico é o mais moderno do mundo e está disponível em Cascavel (PR). Por meio do método Retul V7 – conhecido pelo desenvolvimento de várias marcas e equipes de ciclismo – ele avalia todo o corpo do atleta para diminuir o cansaço, prevenir possíveis lesões e melhorar a performance durante o exercício.  
 
É possível pedalar mais com menos esforço? Se o exercício for praticado da forma correta, sim! É isso que o fisioterapeuta da clínica Unifisio de Cascavel (PR), Dr. Fernando Cazetta Jeronimo explica. “Nós trouxemos o Bike Fit para posicionar o ciclista corretamente à bicicleta e prevenir lesões, como por exemplo: tendinites, miosites, cervicalgias, lombalgias e outras lesões musculoesqueléticas. Mas a parte postural não é o único benefício. Também fazemos um trabalho para melhorar o desempenho do competidor”.
 
Com o aumento no número de ciclistas nos últimos anos, os fisioterapeutas Fernando e Luiz Orestes Bozza perceberam que o número de pacientes com lesões ao utilizar a bicicleta aumentava. Foi então que começaram a participar de cursos sobre Bike Fit e encontraram o sistema Retul (Bike Fit dinâmico).
 
Para que a saúde não seja prejudicada, o corpo e a bike precisam estar em plena sintonia na hora do exercício. Quando um desses itens não está no ponto adequado, é preciso analisar e calibrar até o grau exato. No Bike Fit, o ciclista leva a sua bicicleta até a Unifisio, única clínica no Paraná com o sistema dinâmico, e passa por uma avaliação fisioterapêutica. Os dados são direcionados ao programa e o paciente começa a pedalar. “O sistema capta os movimentos e os projeta na tela onde o ciclista mesmo consegue analisar a sua postura”, descreve o fisioterapeuta.
 
Os dados são coletados e avaliados pelo sistema e um mecânico especialista faz todas as alterações para que a bicicleta fique milimetricamente ajustada ao corpo de quem irá utilizá-la. 
 
Se o paciente ainda não possui a bike, mas tem o interesse em iniciar uma rotina de pedaladas, também é possível realizar o Bike Fit para auxiliar na escolha do equipamento. “Antes de adquirir a bicicleta, ele pode vir à clínica e fazer o procedimento. Aqui o programa já recomenda a bike com as especificações corretas para as medidas do corpo do ciclista, sempre respeitando o objetivo da pessoa, seja ele melhorar a performance ou ter mais conforto na hora de pedalar”, exemplifica.
 
A diferença da clínica Unifisio é sempre o respeito ao corpo do atleta. Cleber Provim é um exemplo de quem quer apenas pedalar de maneira mais confortável. Ele tem 35 anos e começou a utilizar a bicicleta há um ano como esporte. Durante este tempo, sentiu algumas dores no corpo e resolveu procurar ajuda. “Eu quero pedalar da forma correta para não sentir mais dores, e claro, para que isso não seja um problema daqui a alguns anos”, objetiva o atleta.


Fonte: Assessoria

Deixe seu comentário

Você está em Cascavel / PR
Portal Cascavel
Unidade Cascavel, PR


Keity Kerolly De Moraes 03932876962 - 21.560.319/0001-41
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®