Portal da Cidade Cascavel

FOTOGRAFIA

Lifestyle: um jeito de fotografar que prioriza as famílias como elas são

Sem estúdio ou megaproduções, a fotografia de família ganha espaço pela beleza do retrato sincero do cotidiano. Fotógrafa de Cascavel se destaca nessa área

Postado em 06/06/2018 às 16:09 | Atualizado hoje às 21:30

(Foto: Huaíne Nunes)

(Foto: Huaíne Nunes)

(Foto: Huaíne Nunes)

(Foto: Huaíne Nunes)

(Foto: Huaíne Nunes)

(Foto: Huaíne Nunes)

Descubra onde está aquele velho álbum de fotografias da sua família. Não tire a poeira, apenas, mas pare um tempinho para reparar nessas fotos. Lembre-se de quem você era e do que fazia naquela época. Observe as feições das pessoas, recorde quem te rodeava e te fazia sorrir. Refresque na memória os motivos desses sorrisos. Sensação boa, não é?! As fotografias antigas têm esse poder de nos transportar para o passado e de reavivar as lembranças. 


Esse sentimento gostoso é o que move os fotógrafos da área “lifestyle”, um jeito de fotografar que prioriza o estilo de vida das pessoas, deixando-as livres para serem elas mesmas. São essas cenas cotidianas das famílias que a fotógrafa Huaíne Nunes, de Cascavel, ama registrar. “O objetivo desse estilo de foto é trazer um pouco da rotina, para que a gente possa ter fotografias e lembranças verdadeiras. Eu não quero que eles lembrem do dia em que foram para um estúdio fotografar. Eu quero que lembrem de como era a vida deles nessa época”, comenta Huaíne. A ideia é fugir dos registros posados demais que acabam “engessando” as pessoas, colocando-as em cenários montados e, muitas vezes, em situações desconfortáveis..


fotógrafa

Huaíne Nunes

Fotografia lifestyle vai além de todos os modismos, não tem cenário, não tem produção. É a vida como ela é. Essa é a nossa vida e ela é linda assim. É enxergar a beleza na simplicidade. Cheguei a fazer fotografia de estúdio, mas aquilo não me comovia. E aí então, desde 2013, eu faço lifestyle. Não levo acessórios, não levo nada. Sou eu, minha câmera, minha mente aberta e um sorriso no rosto. Uma família é suficiente.

fotógrafa


E foi justamente buscando registros reais dos momentos em família, que o casal Janaína e Márcio Mendonça há seis anos faz ensaios lifestyle. “Nós fotografamos com a Huaíne desde o aniversário de um ano da nossa filha mais velha. Depois tivemos outros aniversários, ensaio gestante, ensaio família...”, lembra a fisioterapeuta Janaína. “Essas fotos que fazemos em casa, a gente pensa em fazer um registro do nosso dia a dia, como as coisas acontecem, o que a gente mais gosta de fazer”, complementa o cirurgião dentista, Márcio Mendonça. Nesses retratos, a família aparece fazendo brincadeiras na cama, cozinhando juntos, curtindo uma tarde na piscina, enfim, se divertindo. “Fico imaginando o que as crianças vão achar dessas fotos no futuro, quando crescerem e tiverem a minha idade. Eu adotei quase como uma missão de vida proporcionar essas lembranças para as famílias que eu fotografo”, conta Huaíne.


Sobre a profissional


Huaíne Nunes é formada em moda, mas se envolveu com o mundo da fotografia muito cedo: já fotografava quando tinha 10 anos. “A minha paixão pela fotografia vem de berço, meu avô e meu pai fotografavam”. Então, ela foi se aprofundando e se apaixonando pela profissão e aos 19 anos comprou a primeira câmera profissional. Dali em diante decidiu que era isso que queria para a vida. Hoje participa dos principais cursos da área e ministra workshops pelo Brasil. Já foi colunista de um dos maiores blogs de fotografia do país e, além de fotografar, também trabalha como mentora de fotógrafos, ajudando-os a organizar e alavancar a carreira. Em 2017, foi a única profissional de fotografia da região Oeste do Paraná a ter um trabalho selecionado na 5ª temporada do “Outstanding Maternity Award”, premiação internacional de fotografia de família. 

Fonte: Contelle Assessoria de Comunicação

Deixe seu comentário