Portal da Cidade Cascavel

EDUCAÇÃO

SENAI irá oferecer cinco mil vagas em 33 cursos técnicos no Paraná em 2019

As matrículas estão abertas para cursos de qualificação profissional

Postado em 29/11/2018 às 18:28 |

(Foto: Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná irá oferecer cinco mil vagas para 33 cursos técnicos em 38 unidades da instituição espalhadas por todo o estado. As matrículas já estão abertas e o início das aulas está previsto para o dia quatro de fevereiro de 2019.


A gerente de Educação Profissional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Vanessa Frason, destaca a variedade de cursos oferecidos pelo SENAI no estado. “Nós temos uma gama bem grande de cursos. São cursos diferenciados e ofertados de acordo com a vocação de cada uma das nossas unidades. Mas os cursos com maior opção de oferta no estado são os cursos técnicos em eletromecânica, eletrotécnica, mecânica, automação industrial e manutenção automotiva”, afirma.


Vanessa destaca a importância desses cursos para a indústria do estado. “Esses cursos são justamente voltados para essa parte mais de automação, que a gente tem visto nessa demanda da Indústria 4.0. Então são cursos que os alunos programam, elaboram sistemas para rodar dentro da indústria. Então a indústria tá passando por esse processo de automação, de automatização, e esse profissional com esses conhecimentos ele vai ser fundamental para esses novos postos de trabalho que estão aparecendo com essa demanda”, disse.


Apesar dos cursos técnicos começarem apenas no próximo ano, o SENAI está com matrículas abertas para cursos de qualificação profissional, que duram, em média, 160 horas, ainda para este ano. Dependendo do curso, os interessados podem ter ensino fundamental completo ou incompleto.


É o que explica a Gerente de Educação Profissional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. “Para esse ano, nós temos algumas ofertas na área de qualificação. Então são cursos menores, com uma duração menor. E as unidades ainda estão fazendo alguns esforços de venda. Os cursos técnicos a gente não tem mais entrada este ano. A entrada agora é só para 2019”, afirma.


Os cursos técnicos possuem duração de entre um ano e meio e dois anos e são voltados para pessoas que estão cursando ou finalizaram o ensino médio. O maior número de vagas é destinado aos cursos técnicos de eletromecânica, eletrotécnica, mecânica, automação industrial e manutenção automotiva.


Cursos semipresenciais

O SENAI irá oferecer três mil vagas para cursos semipresenciais para os paranaenses em 2019. A procura por esses cursos costuma ser grande por parte de pessoas que moram em localidades distantes das unidades físicas do SENAI no estado. Segundo Vanessa Frason, para atender à demanda, a instituição vem aumentando a oferta pelo ensino à distância. “A gente tem percebido uma procura grande para os (cursos) técnicos semipresenciais, que a gente oferta há menos tempo. Estamos no terceiro ano de oferta, mas para o ano que vem a gente já tem mais de três mil vagas abertas para oferta e a gente percebe que sim, tem tido um aumento, que é uma procura grande, justamente pela flexibilidade na oferta e o atendimento de pessoas que estão mais distantes das nossas sedes fixas”, afirma.


Vanessa Frason explica como funcionam os cursos semipresenciais. “São cursos nos quais os alunos fazem 80% da carga horária à distância, em uma plataforma que é um ambiente virtual de aprendizagem, e 20% no momento presencial, com aulas práticas.


O SENAI oferece diversos cursos em todo o estado do Paraná. As formações são definidas de acordo com as demandas da indústria na região onde está localizada a unidade onde o curso será realizado. 


Cascavel
Para saber sobre os cursos ofertados em Cascavel, click aqui.


A unidade fica na rua Heitor Stockler de França, 161 - Jardim Maria Luiza. Telefone para contato: (45) 3220-5400.

Fonte:

Deixe seu comentário