Portal da Cidade Cascavel

CRIME AMBIENTAL

Bombeiros resgatam tambores suspeitos

As embalagens foram abandonadas próximo ao Lago Municipal

Postado em 11/06/2018 às 19:06 | Atualizado hoje às 06:24

(Foto: Leandro Souza)

(Foto: Leandro Souza)

(Foto: Leandro Souza)

Foi confirmado nesta tarde que os tambores encontrados no meio do mato na região do Lago Municipal, estavam com pequenas quantidades de fertilizantes.


Os tonéis foram encontrados na manhã desta segunda-feira por funcionários da empresa responsável pelo corte de grama e limpeza do local. Logo de início havia preocupação com o risco dos compartimentos estarem carregados com agrotóxicos. "Mesmo assim, se este fertilizante vazasse para a nascente do Rio Cascavel que fica próximo, teríamos problemas até quem sabe com desabastecimento da cidade", alertou o fiscal da Secretaria do Meio Ambiente do município, José Luiz Ferreira, ao lembrar que boa parte da água consumida pela população urbana de Cascavel vem do rio.


A Polícia Ambiental fez o registro e o Corpo de Bombeiros retirou os tonéis do local. Um caminhão da OT Ambiental (empresa que faz a limpeza e recolhe o lixo da cidade) transportou os produtos até a sede da Ecolixo, localizada na rua Manaus. De lá, os tambores serão levados para descarte na Adapar - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, baseada na regional de Cascavel.


O foco agora é saber quem e porque desovou os fertilizantes no local e isso não será difícil, segundo Ferreira. "Nos tambores tem tudo, desde código de barras até a identificação de quem vendeu e pra quem", afirmou José Ferreira que achou estranho o procedimento. "Não é produto contrabandeado, então não tinha o porquê do comprador fazer este descarte irregular". A pena para este tipo de crime ambiental é de multa que varia de R$ 500 à R$ 5 milhões.

Fonte: Leandro Souza

Deixe seu comentário