Portal da Cidade Cascavel

EDUCAÇÃO

Pais e alunos podem consultar boletim em totens do Detran

Também será possível imprimir a declaração de matrícula e atualizar informações pessoais

Postado em 05/07/2018 às 14:04 | Atualizado hoje às 10:46

(Foto: AEN)

Pais e estudantes da rede estadual de ensino poderão consultar e imprimir boletins escolares e declaração de matrículas, além de atualizar informações pessoais nos 282 totens de autoatendimentos do Detran em 172 municípios.


Anunciada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (5) a medida é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação com o Detran e já estará disponível neste segundo semestre.


De acordo com o diretor-presidente do Detran, Marcelo Alvarenga Panizzi, os documentos ainda apontarão a frequência dos alunos. “Muitas vezes, os pais não têm tempo de se deslocar até os colégios. A rede de terminais de autoatendimento facilita o acompanhamento dos responsáveis sobre a vida escolar dos estudantes”, disse.


CONSULTAS - BPara consultar os serviços e informações, os pais e responsáveis devem acessar os totens com os números do CPF e telefone celular. Os estudantes devem acessar a ferramenta com o CPF e o número do Cadastro Geral de Matrícula (CGM). Após inserir as informações pessoais o solicitante receberá um código por SMS no celular cadastrado. Em seguida basta inserir o código para consultar os serviços.


A Secretaria de Estado da Educação já disponibiliza esse material pela internet, no site, e por meio do aplicativo Escola Paraná, conforme explicou o coordenador no Núcleo de Informática da Secretaria, Cláudio Aparecido de Oliveira. “O pai pode acessar, mas, às vezes, não consegue imprimir o documento. E há momentos em que ele precisa ter o boletim e a declaração de matrícula impressos. Essa é uma ação importante, que moderniza e melhora a qualidade do ensino oferecido pelo Estado”, afirmou Oliveira.


A consulta poderá ser feita em totens de autoatendimento presentes nos postos de atendimento do Detran, Ciretrans, ruas da Cidadania, shoppings e supermercados.


“Essa parceria será mais um instrumento de interação entre família e escola que vem ao encontro da proposta do Governo do Paraná de usar ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso do cidadão às informações relacionadas a serviços prestados pelo Estado”, disse a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.


O diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran, Marco Aurelio de Araujo Barbosa, destacou que o convênio contribui para fortalecer as parcerias entre o departamento com a área educacional. “Nós já estamos integrados em várias ações na área da educação para o trânsito e agora estamos integrando a área de informação com serviços da Secretaria da Educação, aliados ao que já são disponibilizados pelo Detran em nossos totens de autoatendimento”, disse.


SERVIÇOS - Os totens de autoatendimento já oferecem serviços como a solicitação de uma segunda via ou da via definitiva da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir (PID), agendamentos e resultados de exames entre outros.





Fonte: Agência Estadual de Notícias

Deixe seu comentário