Portal da Cidade Cascavel

mudanças

Trocar agora a placa do veículo ou não?

Muitos veículos já estão circulando com a nova placa do padrão Mercosul

Postado em 08/04/2019 às 08:49 |

(Foto: Bruno Limberger)

Com o objetivo de facilitar a circulação e a segurança viária entre os países do MERCOSUL, assim como assegurar a existência de um banco de dados conjunto, em 2010, foi aprovada uma resolução para unificar os modelos de placas dos países pertencentes ao bloco.


Depois de 4 adiamentos por falta de integração entre o sistema de alguns órgãos executivos de trânsito com o sistema nacional, no Brasil, os departamentos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (DF) terão até o dia 30 de junho de 2019 para implantar o novo modelo de placas do MERCOSUL. 



(Foto: Bruno Limberger)

Iraci Grahl, sócia-proprietária da Estilo Placas, orienta que não há obrigatoriedade da troca imediata das placas de todos os veículos. No Paraná, o prazo para troca de todas as placas da frota nacional é 2023. Quem deve entrar com o modelo novo das placas com padrão MERCOSUL são veículos novos, os que passaram por transferência de proprietário, os que passaram por mudança de município, e aqueles que mudaram de categoria como um táxi que vira um carro de passeio. E também veículos cuja placa atual não foi aprovada em vistoria e/ou está ilegível ou danificada. Quem quiser trocar a placa voluntariamente também pode fazê-lo, caso o Estado onde o veículo estiver registrado já tiver adotado o novo sistema.


As placas continuarão com 7 caracteres, contudo serão 4 letras e 3 números. A sequência inicia com 3 letras, depois 1 número, mais 1 letra e mais 2 números. Assim serão possíveis mais de 450 milhões de combinações. Anteriormente, as combinações chegavam a 175 milhões. 




Outra mudança do novo emplacamento é de que não constarão nas placas os brasões do e estado e município do proprietário. Quanto à cor de fundo, esta passará a ser branca. A mudança ocorrerá na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.



(Foto: Ilustração / Internet)

Para saber mais ligue (45) 3226-6020.

Rua Galibis, 82, Santo Onofre, Cascavel - PR.

Fonte:

Deixe seu comentário