Portal da Cidade Cascavel

projeto

Cascavel prepara "Pulse Day" para 2019

Evento tem objetivo de promover maior consumo de feijão, ervilha, grande de bico e lentilha.

Postado em 08/02/2019 às 10:09 |

(Foto: Reprodução / Pulses.org)

Você sabe o que é o Pulse day?


Este é um movimento que acontece em todo o mundo para incentivar o consumo de leguminosas. Os "Pulses", são o feijão, ervilha, grão de bico e lentilha, produtos que são ricos em proteínas. Na Região Oeste, a Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) quer promover o incentivo aos "pulses", para fomentar o aumento no consumo destas leguminosas. E, o Município de Cascavel, através da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) será parceira neste projeto através do termo de Cooperação com a Areac que foi assinado hoje (7).


Para o presidente da Fundetec, Alcione Gomes a ideia é realizar o "Pulse Day 2019" nos dias 16 e 17 de maio, na Fundetec, e produzir alimentos para serem degustados durante o evento para disseminar o consumo destas culturas. "A Fundetec tem o espaço físico necessário pra isso com auditório, refeitório e área de plantio, que são as três necessidades que um evento deste perfil, requer", disse.


Cesar Davi, presidente da Areac, disse que "a Fundetec será essencial nesse projeto com o fornecimento da área, mão de obra plantio destas culturas e divulgação do evento. E, ainda faremos com o Ibraf (Instituto Brasileiro do Feijão) uma parceria para incluir Cascavel na rota do turismo do feijão, como já existe o 'Tur da soja'", completou.


O evento será voltado a agricultores, empresários da área de alimentos, como proprietários de restaurantes, armazéns e distribuição de grãos, agricultores, estudantes da área e o público interessado no assunto. Multinacionais que já trabalham com as "pulses", já demonstraram interesse em estar no evento. "Todas as indústrias de alimentação, sementes e agroquímicos têm interesse neste evento por ser de grande vulto e a nossa expectativa de público é bastante grande", completou Cesar Davi.


Para Alcione Gomes, este termo de cooperação vai beneficiar também os pequenos produtores . "Aumentando o consumo há necessidade de produção e é aí que entram os produtores que terão este incentivo para produzir com a certeza de que a produção terá mercado garantido", completou.


Comtur

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, João Alberto Soares de Andrade, o Presidente da Fundetec, o presidente da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Samoel Mattos Júnior, e a conselheira representante da Acic (Associação Comercial Industrial de Cascavel), Silvana Luisa Ribeiro,  se reuniram na tarde de hoje (7) em uma pré-reunião técnica de aprovação de projetos do Comtur.


Durante o encontro foi discutida a eficácia do Conselho, presente no agronegócio e sua participação no Show Rural Coopavel.


"A nossa intenção é ampliar a participação de Cascavel nestes eventos que atraem visitantes de todo país e até do exterior, fortalecendo assim toda uma cadeia de negócios em diversos setores econômicos do Município", disse João Alberto.

Fonte:

Deixe seu comentário